quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O mal estar da pós modernidade

Quem nunca ouviu a expressão “Juro dizer a verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade”? Ela está presente nos tribunais, nas juras de amor de namorados apaixonados, e nas páginas dos jornais, dando credibilidade e veracidade ao jornalismo.
A verdade é um dos conceitos filosóficos fundamentais, mas que não tem uma definição nem única, nem simples e sim plural. Muitos estudiosos afirmam que falar de verdade, é falar de uma representação mental adequada da realidade, ou seja, só uma compreensão completa da realidade pode proporcionar a verdade. Esse é simplesmente um ponto de vista que é mais útil em longo prazo.
“O verdadeiro é somente um expediente na nossa verdade”. Um bom ponto de partida para a compreensão do conceito de verdade é conhecermos suas funções como a do endosso, e da controvérsia. Quem é o dono da verdade? Num jogo, por exemplo, cada participante defende uma verdade particular. Geralmente os adversários denunciam entre si que o outro lado está sempre errado. Esse exemplo demonstra bem uma função da verdade: a controvérsia. A palavra verdade também é refletida através das crenças, onde ela realiza a função do endosso, por meio do elogio afim de os outros adotem nossas crenças como verdade.
Em algumas crenças existe mais do que nossa aprovação, ou seja, existe algo que vai além do endosso; “esse mais na maioria dos casos, é a suposta identidade entre o que as crenças asseveram e esse algo sobre o que nos informam”. Prova dessa forma de verdade é a crença em deus, na qual, grande maioria das pessoas o tem como detentor de toda verdade que existe. Essa crença é aprovada com confiança e segurança como verdade total.
Também existe a definição da verdade em relação ou oposição à falsidade, ilusão, aparência. De acordo com essa concepção a verdade estaria inscrita na essência, sendo idêntica à realidade e acessível apenas ao pensamento, e vedada aos sentidos. Assim, um elemento necessário à verdade era a "visão inteligível", em outras palavras o ato de revelar o que não pode ser revelado. Outro conceito seria a verdade como o descobrimento do ser, ou como poderíamos aproximar como uma forma de autoconhecimento.
O fato é que “A teoria das verdades atualmente no centro da atenção dos filósofos parece ser privada de muito da sua função de disputa no tocante ao status de conhecimento não filosófico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário