quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O rádio na internet

Na década de 90, as primeiras emissoras começaram a migrar para a internet mudando a relação da radiofonia e contribuindo para o surgimento de novas emissoras online. Ao analisar o artigo Rádio e internet: recursos proporcionados pela web ao radiojornalismo dos autores Adilson Cabral e Ana Carolina Almeida vemos que a web rádio tem sua concepção calcada na elaboração e transmissão via internet. Oferece um serviço diferenciado e direcionado, aumentando a qualidade da informação elaborando programas especializados.
Rádio online é toda e qualquer emissora, AM, FM, ou de qualquer outro tipo de transmissão eletromagnética, levada para a internet. Há dois tipos de rádio web as emissoras de rádio que também passaram a utilizar o ciberespaço, para levar a mesma programação aos moldes hertzianos e as emissoras que transmitem exclusivamente para a internet.
Para os autores, na internet o rádio apresenta formas interativas que nunca foram imaginadas originalmente. Constrói um sistema carregado de influências da rede mundial de computadores e apresenta características que alteram o modelo comunicacional do rádio.
As rádios com transmissão online podem oferecer vários recursos como: serviço de busca, previsão do tempo, chats, podcasts, biografias de artistas, receitas culinárias, fóruns de discussão, letras cifradas de músicas, fotografias, vídeos e infografias, que são as representações visuais das informações veiculadas. Aqui vemos a multimidialidade que reúne quase todos os formatos de mídia, para transmitir a mesma mensagem e os disponibiliza em tempo real para a internet processar a comunicação entre os indivíduos gerando assim uma maior interatividade.
Este novo formato midiático além de ser diferenciado possibilita um relevante avanço da tecnologia dos meios de comunicação: a digitalização, tanto da produção, quanto da transmissão e da recepção aumentando a qualidade da informação permitindo a elaboração de programas especializados, para cada tipo de assunto. Outra especificidade da web rádio é a hipertextualidade, que permite ao usuário uma interligação dos assuntos através dos links.
Um facilitador na construção da web rádio são os podcasts, canais que viabilizam o armazenamento dos dados. Uma forma de transmissão de arquivo multimídia criada pelos próprios usuários.
O artigo em questão mostra ainda que a disseminação da web rádio pode mudar consideravelmente a relação entre o poder e a radiofonia. Além de não necessitar de concessões para seu funcionamento ela possibilita a elaboração de uma programação especifica levando em consideração as individualidades de seus ouvintes,
         Longe de representar uma ameaça à radiodifusão, a internet pode funcionar como aliada para reforçar a proposta jornalística do rádio, ampliando a audiência e aumentando a credibilidade do rádio convencional. O rádio, por suas características fundamentais, continuará ocupando espaço considerável no contexto comunicacional, mas não poderá prescindir das novas e modernas tecnologias que lhe são colocadas à disposição para incrementar seu conteúdo e saciar a curiosidade de um público cada vez mais sedento por informação de qualidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário